Convnio Sebrae ABNT

Normalização para Grandes
Empresários de Pequenos Negócios

 

Argamassa decorativa

Uma argamassa decorativa de maior qualidade é aquela que está em conformidade com a Norma Técnica ABNT NBR 16648:2018 - Argamassas inorgânicas decorativas para revestimento de edificações - Requisitos e métodos de ensaios. Esta Norma especifica os requisitos, critério e métodos de ensaio para caracterização e avaliação do desempenho, em laboratório, de argamassas técnicas decorativas.

Esta Norma também contempla os requisitos e critério de desempenho para aceitação dos revestimentos obtidos a partir do uso de argamassas técnicas decorativas.

Terminologia:

Argamassa técnica decorativa - Argamassa obtida de um ou mais aglomerantes inorgânicos, agregados e água, podendo ou não conter pigmentos e/ou aditivos e/ou adições, adequada à utilização como última camada (camada aparente) do revestimento de edificações, podendo ser aplicada em camada única ou sobre argamassa de regularização ou sobre a argamassa de esboço técnico.


Caso tenha dúvidas sobre Normas Técnicas, entre em contato com a equipe do CIT/ABNT pelo telefone (11) 3017-3646 ou se preferir pelo formulário fale-conosco da página.