Convnio Sebrae ABNT

Normalização para Grandes
Empresários de Pequenos Negócios

 

Sistemas residenciais de ar-condicionado

Um sistema de ar condicionado com maior qualidade, assegurando que  a instalação, o desempenho, a operação e confiabilidade satisfaçam o usuário final é possível quando se faz uso das Normas Técnicas :

ABNT NBR 16655-1:2018 - Instalação de sistemas residenciais de ar-condicionado - Split e compacto - Parte 1: Projeto e instalação.

ABNT NBR 16655-2:2018 - Instalação de sistemas residenciais de ar-condicionado - Split e compacto - Parte 2: Procedimento para ensaio de estanqueidade, desidratação e carga de fluido frigorífico.

ABNT NBR 16655-3:2018 - Instalação de sistemas residenciais de ar-condicionado - Split e compacto - Parte 3: Método de cálculo da carga térmica residencial.

As atividades de planejamento, projeto, instalação, operação e manutenção devem estar em conformidade com as recomendações dos manuais de instalação, operação e manutenção do fabricante, de normas e de legislações vigentes e devem ser realizadas por profissionais devidamente qualificados ou capacitados sob a orientação de responsável técnico habilitado.

Terminologia:

Condicionador de ar residencial – Equipamento completo e autossuficiente para resfriar/aquecer um ambiente residencial a ser condicionado para o conforto humano.


Caso tenha dúvidas sobre Normas Técnicas, entre em contato com a equipe do CIT/ABNT pelo telefone (11) 3017-3646 ou se preferir pelo formulário fale-conosco da página.