Convnio Sebrae ABNT

Normalização para Grandes
Empresários de Pequenos Negócios

 

Criação de peixes redondos e tilápias

A oferta contínua de pescado seguro e de qualidade, a preços competitivos com as expectativas de cada nicho de mercado e em relação a outras carnes, é uma necessidade e anseio atual no mercado de alimentos.

Nos cenários nacional e internacional, a produção e o comércio de pescado oriundo da aquicultura têm aumentado, e a crescente conscientização dos consumidores tem levado à maior profissionalização do setor.

Uma criação de peixes redondos com maior qualidade pode ser obtida quando se utiliza a Norma Técnica ABNT NBR 16375:2015 - Aquicultura — Criação de peixes redondos — Requisitos básicos. Esta Norma especifica de requisitos básicos para criação dos peixes redondos, tambaqui (Colossoma macropomum), pacu (Piaractus mesopotamicus), pirapitinga (Piaractus brachypomus) e seus híbridos, em tanques-rede, viveiros escavados e barragens, desde a implantação do empreendimento aquícola até a despesca, para a produção de pescado seguro, viável e com qualidade.

Referente à criação de tilápias a ABNT possui a Norma Técnica ABNT NBR 16374:2015 - Aquicultura – Criação de tilápia — Requisitos básicos. Esta Norma especifica os requisitos básicos para criação da tilápia, em tanques-rede, viveiros escavados e barragens, desde a implantação do empreendimento aquícola até a despesca, para a produção de pescado seguro, viável e com qualidade.


Para obter mais informações caso tenha dúvidas sobre Normas Técnicas, entre em contato com a equipe do CIT/ABNT pelo telefone (11) 3017-3646 ou se preferir pelo formulário fale-conosco da página.