Convnio Sebrae ABNT

Normalização para Grandes
Empresários de Pequenos Negócios

 

Cadeiras altas – Um momento de refeição mais seguro para as crianças

Um momento de refeição mais tranquilo e seguro para as crianças é o que garante a Norma Técnica ABNT NBR 15991-1:2011 - Cadeiras altas para crianças - Parte 1: Requisitos de segurança, esta parte da ABNT NBR 15991 estabelece os requisitos mínimos relativos à segurança de cadeiras altas do tipo doméstico para crianças com até 15 kg, capazes de manter a criança em uma posição sentada devido à sua própria coordenação, com o objetivo de minimizar acidentes resultantes do uso normal.

Convém que as cadeiras altas que possam ser convertidas em outros itens, como cadeira baixa, cadeira baixa e mesa, andador, carrinho, balança, cadeira para automóvel ou cadeira reclinável para bebê, quando convertidas, atendam à Norma Brasileira relevante para esse assunto.

Para garantir que os requisitos de construção e segurança foram atendidos pelo fabricante do produto a ABNT dispõe da Norma Técnica ABNT NBR 15991-2:2011 - Cadeiras altas para crianças - Parte 2: Métodos de ensaio, esta parte da ABNT NBR 15991 especifica os métodos de ensaio para a avaliação dos requisitos de cadeiras altas para crianças. 

Terminologia:

Cadeira alta - Cadeira com apoio diretamente no piso, projetada para elevar a criança aproximadamente até a altura da mesa de refeição de adultos, destinadas a reter a criança com até 15 kg, capaz de mantê-la em uma posição sentada devido à sua própria coordenação.


Para obter mais informações sobre o Convênio ABNT-SEBRAE ou caso tenha dúvidas sobre Normas Técnicas, entre em contato com a equipe do CIT/ABNT pelo telefone (11) 3017-3646 ou se preferir pelo formulário fale-conosco da página.