Convnio Sebrae ABNT

Normalização para Grandes
Empresários de Pequenos Negócios

 

Uniformes Escolares

Uniformes escolares mais resistentes

 

Encontra-se em processo de Consulta Nacional o Projeto de Norma 17:700-03-007 – Uniforme escolar – Requisitos de desempenho e segurança. Elaborado pela Comissão de Estudo de Artigos Confeccionados incluindo Roupas Profissional do Comitê Brasileiro de Têxteis e do Vestuário (ABNT/CB-17), o projeto ficará disponível para votação até dia 29 de setembro, basta acessar www.abnt.org.br/consultanacional.

 

Para avaliação de desempenho dos uniformes escolares, constam requisitos para determinação de solidez da cor a fricção, ao suor, a lavagem e a ferro de passar, entre outros. Quanto à segurança, o projeto traz observações como a necessidade de proteção interna de aba no zíper e que o velcro deve ser posicionado de forma que sua parte mais macia seja voltada para a pele.

 

De acordo com o projeto, alfinetes ou grampeadores não podem ser utilizados em nenhuma etapa da confecção, da mesma forma que deve ser evitado o uso de cadarços de amarração para capuz ou cintura e de peças facilmente arrancáveis, como botões e ponteiras, afastando assim o risco de acidentes.